sábado, 15 de agosto de 2009

Top 5 (postagem para não falar das dores)

.....Pois é, amigos! Essa é a famosa postagem tapa-buraco. Não que não haja nada mais para lhes dizer hoje. E, também, não que o que lhes trago agora não mereça uma postagem. Na verdade, já tinha pensado em postar sobre o que vem abaixo. Mas, dadas as circunstâncias, o tema de hoje esperaria mais um tempo para ser postado, e nesse preciso momento, eu tenho muitas dores para derramar aqui. Só que decidi não fazer isso. As dores que esperem; que fiquem na gaveta. Então, mais que uma postagem tapa-buraco, trago-lhes agora uma postagem para não falar das dores.

.....Fim de semestre é sempre a mesma correria. E, depois de já ter passado por uma graduação, pareço ainda não ter aprendido, e venho deixando tudo pra última hora. São fichamentos de PERO, análise de assessorias de imprensa, seminário de Teoria da Comunicação, dissertações e outros trabalhos de Língua Portuguesa. Junte-se a isso vários conflitos sentimentais e uma tremenda injustiça caindo em cima da minha cabeça e das de duas borboletas, e o mundo parece o mais feio que já vi, que já vivi. Mas, deixemos isso de lado. Decidi que não falaria das dores. Então, juntemos a isso as fotos, as benditas fotos que eu tinha que fazer pra nota de Fotojornalismo. Eu precisava de um tema. E, depois de ter pensado em fotografar crianças na praia, minha irmã vestida e pintada de palhaça, prédios, etc., acabei fotografando bundas, bagunças em escrivaninhas, solidão no shopping e instrumentos musicais.
.....Bom, eu precisaria usar apenas um desses temas, e somente 5 das fotos que fizesse. As fotos da bunda foram descartadas, porque só fiz 5, não ficaram muito boas, e a bunda não era lá nenhuma maravilha. As das bagunças até ficaram legais, mas não atendiam ao que, provavelmente, o professor vai exigir na hora de atribuir a nota. As de solidão no shopping foram as que mais gostei de fazer - eu estava em excelente companhia, num dia bom, fotografei anônimos, às escondidas -, mas a iluminação do shopping, à noite, não favoreceu e todas as fotos ficaram muito escuras. Logo, meu tema definitivo foi "instrumentos musicais". Abaixo, seguem as fotos que não entreguei ao professor. Digamos que foram os cliques em falso que dei.

(1) (2) (3)
(4) (5) (6)
(7)
(8)
(9)

.....A ideia, em todas as fotos, era deixar o foco centrado no contato do homem com o instrumento, e todo o resto desfocado:
- na foto (1)
, a boca na flauta;
- na foto (2), a mão na flauta;

- na foto (3), a mão na partitura;
- na foto (4), a boca no sax;
- na foto (5), a mão no sax;
- na foto (6), a mão direita no violão;
- na foto (7),
a mão direita no violão;
- na foto (8), as duas mãos no sax;
- na foto (9), a mão no braço do violão;


.....Como não consegui o efeito desejado, essas foram sacadas. Aquelas em que consegui me aproximar mais do que queria fazer, seguem abaixo:

TOP 5:


(1) (2) (3)
(4) (5)

.....Na foto (1), o foco está centrado nos dedos e nas teclas da flauta que são tocadas pelas pontas dos dedos; todo o resto fica num sutil desfoque.
.....Na foto (2), a intenção foi usar o que, em fotojornalismo, se chama "regra dos 3 terços". Imaginando o quadro da foto dividido em 3 partes na vertical e em 3 partes na horizontal (formando um jogo da velha), o músico ficou na terça parte vertical da direita, e o instrumento ficou na terça parte horizontal inferior.
.....Na foto (3), só a mão direita e algumas teclas do piano estão em foco.
.....Na foto (4), a minha preferida, a mão do músico e o intrumento estão focados, enquanto que o rosto do músico, ao fundo, está em desfoque.
.....Na foto (5), por ser um close, a intenção era desfocar a mão e deixar o instrumento em foco.
.....A exceção da foto (5) do Top 5, que foi revelada em tamanho 20x25, todas as outras foram pro papel no tamanho 15x18.

.....Bom, é tudo que consigo dizer. E acho que só consegui porque falei 'tecnicamente' demais. Foi como se eu tivesse posto o coração no fundo do congelador da minha geladeira enquanto postava. Não fosse por isso, estaríamos, ainda, falando das dores.
.....Esta postagem fica dedicada ao dono da bunda que fotografei, aos donos das escrivaninhas bagunçadas que fotografei, aos anônimos no shopping que fotografei, aos músicos que fotografei, a uma amiga minha que muito se interessa pelo curso de Jornalismo e que logo estará entre os acadêmicos desta área. E, especialmente, dedico esta postagem e a fuga das dores, às duas borboletas que vagueiam sempre pelos ares mais próximos a mim.

.....Bons dias a todos!

Um comentário:

Zilminhasd... comunicando... disse...

Olha ai.. Esse foi um BELÍSSIMO modo de fugir das dores... Fuja mais vezes delas e,preferencialmente, através de trabalhos assim. Vamos ganhar um JORNALISTA massa!!!! Êba!