quarta-feira, 20 de maio de 2009

Não passamos...


.....Não passamos às semifinais da Copa do Brasil. Nem passa esse aperto esmagando o peito e maculando o orgulho ferido. Só o que ainda passa é a imagem daquela cobrança de falta de Andrezinho. Defensável. Por DEUS, mil vezes defensável.
.....Não vou dizer que o Inter não mereceu a classificação. Mas, o MENGO não merecia a eliminação. Depois de um 0 a 0, no Maraca, onde o FLAMENGO foi dono de todo o jogo - e só não venceu por incompetência do ataque -, jogamos de igual para igual com o gigante Inter, no Beira Rio. Bom, não foi o que os colorados e todos os não-FLAMENGUISTAS esperavam. O que se dizia a boca-solta era que a vaga do Inter estava garantida, e que o time gaúcho despacharia o FLAMENGO com requintes de crueldade, com goleada prevista, inclusive, pro jogo do Maraca. Mas, o fato é que o FLA foi tecnicamente superior no primeiro jogo e fez um confronto de "iguais" no segundo. Mas isso é futebol - nem sempre passa o que joga melhor. E, em alguns casos, nem dá para saber quem jogou melhor, quem mereceu.
.....À revelia do que preferia a torcida, o FLAMENGO veio com Obina e Zé Roberto no ataque. Apesar disso, o time estava inteiro, ligado. De novo, o nosso setor defensivo anulou o trio ofensivo do Inter. Willians, o gigante, foi quase impecável. E o primeiro tempo transcorria com a leve injustiça de um 0 a 0. Se alguém tivesse que ter saído na frente, teria que ser o FLAMENGO. Mas, não se pode falhar num jogo decisivo. Não se pode falhar contra o Inter. E Juan falhou. Feio. Velocidade de Nilmar. Precisão de Taison. Inter 1 a 0. Desenhava-se a tragédia.
.....No segundo tempo, era ir pra cima, mesmo abrindo espaço pros contraataques colorados. Confiamos nos nossos cães-de-guarda e fomos pra cima. Emerson vem, machucado, pro sacrifício, fica 16 minutos em campo, e empata! Passe perfeito de Ibson, jogada de linha de fundo e toque para trás de Kléberson, toque do Sheik pras redes. 1 a 1. A vaga garantida. Seriam pouco mais de 15 minutos para selar a classificação. E o FLAMENGO era mais time! Mas, o Inter veio todo pra cima. E o que já era dramático, ganha contornos de angústia viva em campo.
.....Quandro Andrezinho entrou para aumentar o poder ofensivo do Inter, eu temi. Quando o juiz marcou a falta, eu reclamei. Quando Bruno se posicionou, congelei. Quando Andrezinho cobrou a falta, prendi a respiração. Uma falta defensável. Mil vezes defensável. Completava-se a justiça de mandar o "melhor do Brasil" às semifinais. Cumpria-se a injustiça de eliminar o melhor time desse confronto. Restavam cinco minutos, e meu FLAMENGUISMO dizia que ainda dava. Porque ser FLAMENGO é acreditar até o último minuto que ainda dá; mesmo que não dê. E não deu. 2 a 2 era o que ainda nos restava conseguir. E tentamos. Mas, é o Inter que vai enfrentar o Coritiba nas semifinais da CB. Ao MENGO, resta seguir em frente no Brasileirão, com a crise que parece se instaurar nos bastidores do futebol. Boa sorte ao Inter!
.....Agora, madrugada alta, já rodei por algumas comunidades de orkut onde o jogo está sendo, ainda, debatido. Há uma certa revolta em parte da torcida. Mas, comigo dá-se o contrário. Nada de revolta. Tristeza, sim. Muita. Tanto quanto não se pode explicar. Mas, há orgulho. Há o engrandecimento do meu FLAMENGUISMO. Fomos fortes. Fomos grandes. Mesmo sem termos levado, mostramos pro resto do Brasil que o Inter não é esse bicho-papão. E não seria absurdo nenhum se tivéssemos passado por eles, porque, afinal, no conjunto da obra, fomos superiores. Claro, são eles que estão lá na próxima fase - parabéns a eles! O fato é que eu não consigo sorrir, agora, porque fomos eliminados. E eu não consigo não amar mais o MENGÃO, mesmo com dor, por ter entrado e saído do templo do "melhor time do Brasil" com a cabeça erguida.
.....Sou FLAMENGO! E o seria, mesmo que perdêssemos todas as partidas. Eliminados, mas com a honra intacta, sigamos ao Brasileirão com a força de quem acredita, mesmo com jogadores medianos, sempre no resultado mais perfeito... Avante, nação! E "conte comigo, MENGÃO; acima de tudo RUBRO-NEGRO"...

Nenhum comentário: