quarta-feira, 23 de junho de 2010

Do feminino e duas de suas facetas na obra "O Guarani"


Na obra O Guarani, são duas as personagens usadas por José de Alencar para representar o feminino: a loura Cecília e a morena Isabel. É por meio delas que Alencar, além de expor o universo feminino, faz uso de um signo que não apenas expressa diferenciação racial e social, mas, sobretudo, oposição e complemento na formação do mundo feminino, qual seja, a distinção entre loura e morena.

De um lado, Cecília, mulher doce e bonita, e que traz no semblante a promessa de se tornar boa esposa e mãe. Do outro, Isabel, de personalidade marcante e compleição austera, porém melancólica. Entra as duas, Álvaro, confuso, perdido e subjugado aos temores e incertezas provindos de sentimentos devotados a duas faces do mesmo mundo: o feminino.

Alencar, ao diferenciar as duas personagens em loura e morena, faz uso de um antagonismo que reforça e destaca a condição de rivalidade entre Cecília e Isabel, já que ambas disputam o amor de Álvaro. Esse artifício, ainda, se revela como característica e compositor do feminino na trama romanesca.

Nenhum comentário: